Porão de navio pega fogo durante descarga de Carvão no porto de Auckland
Os bombeiros foram chamados para apagar a fumaça da carga a bordo de um navio cargueiro atracado em Freyberg Wharf, Auckland, Nova Zelândia, o navio não se incendiou, mas fumaça foi vista vindo do carvão em combustão no navio por volta das 7h30 da manha do dia 15 de outubro.
Com base nas imagens divulgadas pelos bombeiros nas redes sociais, a fumaça emanava de um dos porões de carga, mas não havia nenhuma chama a ser reportada.
O corpo de bombeiros conseguiu conter o fogo, impedindo que ele se espalhasse e danificasse o navio. Os membros da tripulação do navio assumiram a operação adicional de resfriar a carga e transportá-la para fora do local. Conforme informado, cerca de 2.000 toneladas de carvão tiveram que ser manejadas.
Com base nos dados AIS da Marine Traffic, o navio atracado no cais é o graneleiro Liangchow, bandeira de Hong Kong. O navio de 39.700 dwt faz parte da frota da Swire Shipping.
Não houve feridos relatados à tripulação como resultado do incidente.
A brigada de incêndio de Auckland passou seis horas lidando com uma carga de carvão em chamas no veículo a granel MV Liangchow ,seis equipes compareceram ao cais de Freyberg para impedir a propagação do fogo .
O auto-aquecimento do carvão é afetado pela reatividade do carvão em particular devido à sua fonte e outros fatores, como a forma como foi extraído e armazenado e a rapidez com que foi carregado após a mineração. O Código Marítimo Internacional de Cargas Sólidas a Granel (Código IMSBC) limita o aquecimento de tanques de combustível adjacentes aos porões de carga, e o carvão não deve ser carregado quando a temperatura da carga estiver acima de 55 ° C.
A seguradora marítima Skuld afirma que esse limite reconhece que a taxa de reações de auto aquecimento duplica aproximadamente para cada aumento de 10 graus na temperatura. Assim, uma vez que o carvão atinge cerca de 55 ° C, a taxa das reações de auto-aquecimento significa que o carvão pode aquecer de forma relativamente rápida até o ponto de auto-ignição. Geralmente, se a temperatura da carga estiver abaixo de 55 ° C, haverá tempo suficiente para carregar a carga, monitorá-la e restringir o oxigênio, de modo que as reações de auto-aquecimento sejam sufocadas e o carvão não atinja a alta temperatura necessária para a ignição.
https://www.maritime-executive.com/article/auckland-fire-brigade-contains-smoldering-coal-cargo
https://worldmaritimenews.com/archives/262640/photos-cargo-smoldering-contained-on-board-coal-carrier-in-auckland/
Nenhum comentário:
Postar um comentário