25 de nov. de 2018

A Marcha Nunca mais Solos

Muitas são as batalhas que enfrentamos, é o famoso matar um leão por dia.

 E como é difícil, pois são tantas as preocupações. Mas, em meio às batalhas da vida, a família é uma grande fonte de alegria e paz, e por vezes é ela que nos ajuda e nos fortalece. Já que a família é fonte de tanto poder, precisamos sempre valorizá-la e permanecer juntos para vencer as batalhas da vida , mas sem a dignidade de nosso trabalho ,correndo atrás disto os familiares, das trabalhadoras e trabalhadores portuários de Valparaíso foram as ruas .

Mulheres ,maridos,filhos ,sobrinhos e netos caminhavam e so que não podiam foram carregados ninguém ficou para trás .

Todos  buscando o direito a Segurança,Paz,Educação,Bem-estar e Valorização impedida pelos gestores portuários chilenos .

Uma marcha baliza pelo respeito social  começou por volta das 16:00 no Cais Prat, indo em direção  à Victoria Square.

O Governo Provincial de Valparaíso autorizou o trajeto e a policia coordenou os detalhes com trabalhadores portuários.

Uniformizados, cerca de 1.500 chilenos participaram da "marcha da família" , intitulado “Nunca Más Solos slogan da União Port of Chile,  seguiu pela Plaza Rafael Sotomayor e pela  Aníbal Pinto . O movimento social por dignidade atraiu a presença de trabalhadores portuários, parentes e apoiadores durante a marcha o comercio local baixou as portas em apoio a luta dos trabalhadores , que também são seus clientes  , gritaram slogans pedindo a saída dos líderes históricos da estiva e que suas demandas não são ouvidas e resolvidas pelas empresas. 


Vale salientar que os portos vizinhos ja estão boicotando os navios desviados de Valparaíso e já receberam cartas e depoimentos de estivadores da Europa e America  de apoio  não só em palavras mas em boicote aos navios que foram desviados reduzindo a velocidade no trabalho.

O Chile já  possuiu uma das legislações trabalhistas mais avançadas da América do Sul. Em 1924 foram promulgadas leis que regulamentavam o regime de contratação e o seguro de acidente de trabalho e de doença. Em 1931 criou-se o Código do Trabalho, que ampliou a legislação trabalhista anterior e  a proteção social , mas perdeu apos 1973 com o  golpe militar  que contou com o apoio das classes média e alta investindo pesadamente numa politica liberal de mercado  sem responsabilidade social .

Nenhum comentário:

Postar um comentário