13 de nov. de 2018

Mais duas Perdas nos Portos

Dois estivadores morreram na manhã de terça-feira 13 de novembro enquanto descarregavam toras do porão de um navio atracado no Pier C.  Acredita-se que as vítimas tenham sido expostas a um fumigante e as autoridades estão investigando para determinar a causa.

"Sabe-se que foi um acidente de envenenamento, mas não se sabe qual produto produziu essa intoxicação", disse um porta-voz da Marinha do Uruguai, o capitão Marcelo Etchevers, falando à mídia local.

De acordo com os investigadores, dois estivadores uruguaios de uma empresa independente de estiva entraram em um dos quatro porões do cargueiro de bandeira do Panamá, o American Bulker, por volta das 06:00 de terça-feira de manhã. Eles perderam a consciência e entraram em colapso.

Um dos membros da tripulação do bulker viu as vítimas em perigo e entrou no porão usando uma máscara facial. Durante o curso da tentativa de resgate, ele supostamente removeu sua máscara e também perdeu a consciência. O tripulante filipino foi hospitalizado e está em coma induzido. Um terceiro estivador também está recebendo cuidados médicos.

O presidente de um sindicato de transportes do Uruguai, Cesar Bernal, disse à Telemundo que os estivadores não sabiam que metade da carga de madeira do navio havia sido tratada com um fumigante. As vítimas entraram no porão como normalmente fariam e sucumbiram. Os trabalhadores acreditam que o produto do tratamento era provavelmente fosfina, um gás de fumigação de amplo espectro usado para controlar pragas em cargas de produtos agrícolas e madeireiros. É mais denso que o ar e pode assentar e recolher em bolsas baixas.

O acidente fatal é o mais recente exemplo de acidentes resultantes  em espaços confinados a bordo de um navio mercante. A última ocorreu na sexta-feira, quando três tripulantes do porta-aviões Apollo Kita morreram de asfixia enquanto trabalhavam em um dos porões da embarcação. Sabe-se que as cargas de madeira absorvem oxigênio ao longo do tempo, criando o potencial para perigosos porões desoxigenados.

Ao longo dos anos, os acidentes em espaços confinados mostraram-se obstinadamente resistentes aos esforços de redução de danos, tanto em terra como em terra. Em média, cerca de 90 trabalhadores por ano perdem a vida em acidentes com espaço confinado apenas nos Estados Unidos. Esses incidentes são especialmente letais para os trabalhadores que respondem à baixa inicial: Segundo o Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional dos EUA (NIOSH), cerca de 60% das mortes em espaço confinado em incidentes na costa são respostas e quando ocorrem várias mortes durante resgate, a maioria das vítimas são "potenciais" socorristas.
Os estivadores decretaram uma greve de 24 horas.



https://www.maritime-executive.com/article/two-uruguayan-dockers-dead-in-confined-space-accident?fbclid=IwAR3DFGzIVUtyD-m-wJztz0fyxwxfkssGOG5kwB6sfX2n5PMdN1xfDQH4uxI

5 comentários:

  1. Vixxxc já tivemos 3 percas de companheiros estivadores do ES!isso não pode acontecer mais esses navios tem que ter medidor de faz antes de descer num porão

    ResponderExcluir
  2. Medidor de gás deve está presente antes de descer no porão tem que ter acompanhamento de alguém do corpo de de bombeiro para descer com máscara e garrafa de oxigênio e um medidor de gás para se constar gás então tem que ligar uma máquina para enriquecer de oxigênio no porão !

    ResponderExcluir
  3. É um absurdo o descaso com o trabalhador.omedidor de gás tem que ser colocado antes do início do trabalho.ate quando companheiros serão sacrificados?

    ResponderExcluir
  4. Isto e apenas o que não tem como esconder (a verdade de uns de varios outros...?)Que fica no faz de conta ou seja o tpa estava no local errado e sem proteção devida conforme regulamento entre outras obs...Que Deus conforte a alma desses companheiros estivadores mas nos Capatazia temos diversas irregularidades de igual teor muda apenas senarios na maioria de todos atrelados na area portuaria que seja armazens ou terminais...!meus pesames a familia portuaria.

    ResponderExcluir
  5. Além do medidor de gas ou C.O fazer analisar preliminar risco e ter condições de serviço e também sistema de ar mandando com máscara mangueiras com engate rápido,realmente nao da entender isso acontecer,mais um país de família meus pesames a família

    ResponderExcluir