22 de nov. de 2018

O trailer do filme Os precários de Setúbal


Bingo como numa cena dos filme ABC da Greve, Cesar Chavez, Sal da Terra e Gun City ,a senhora Ministra  diz que está “ao lado dos estivadores precários de Setúbal”, neste gesto mandou a policia portuguesa fazer o papel de segurança da WV , levando não na carroceria de um caminhão , mas num belo ônibus ,

os sem família para no terminal RoRo do porto de Setúbal, efetuarem a operação de embarque no navio PAGLIA  Bandeira: Gibraltar Ano de construção: 2010,

 substituindo os estivadores avulsos que ha   décadas, ficando nítido e transparente que  a senhora Ministra apoia a posição do patronato portuário.
Homens e mulheres sentadas ao chão frio da rua olhando o desrespeito social do seu empregador que esta a pagar muitas moedas de ouro aos sem família , mas a estes portugueses que anos labutam neste porto  alega faltar dinheiro  para tira-los da precaridade em troca de dignidade e respeito.dignidade e respeito.

.E com a mão opressora do governo que se diz  socialista e sua fórmula de política econômica. Definida numa alternativa à política de austeridade centrada em mais crescimento, mais e melhor emprego e mais igualdade,mas neste episodio  agi como uma fera domesticada pelo mercado liberal .


As cenas de hoje porto de Setúbal se depender do governo e do patronato serão repetidas nos portos de Aveiro, Caniçal. Lisboa, Leixões e Figueira da Foz fragilizando o protesto dos estivadores   

– qual tráfico de escravos do século XVI – para culminarem agora na  contratação de mercenários sem família  para substituírem os estivadores que ha  décadas  de suas vidas movimentam as riquezas nacionais .

Na realidade dos estivadores lutam por uma fração bem piquinina da riqueza portuguesa que ao ver as imagens esta sendo usada toda de uma vês só  pelo governo no papel de policiais de segurança particular defendendo os interesses daqueles que tem  gorda fração das riquezas portuguesas os empresários portuários.

Mas do que nunca os estivadores europeus da ETF e IDC terão que dar uma resposta a empresa exportadora  de veículos e ao Armador . Como numa cena do filme da  cineastra britânica  Ken Loach .

Nenhum comentário:

Postar um comentário