Desde o incidente inicial nas águas alemãs na noite de terça-feira, vários contêineres foram lavados na costa das Ilhas Wadden, no norte da Holanda.
Enquanto isso, o MSC ZOE atracou no porto de Bremerhaven, na Alemanha, quinta-feira, estivadores começaram a inspecionar as pilhas de conteineres tombados no convés.
Tinha 25 contêineres de dióxido de pó orgânico, que é um material perigoso normalmente usado na fabricação de plástico, existem duas formas do material: uma que inflama acima de 50 graus e outra que é poluente e pode causar ferimentos em contato com a pele.
Até agora, uma única sacola de 25 quilos da substância peróxido orgânico", altamente inflamável foi encontrada na praia da ilha de Schiermonnikoog
Dos 270 contêineres apenas algumas dezenas foram localizadas. Os contêineres são principalmente preenchidos com peças de carros, eletrônicos, sandálias,brinquedos ,TVs e móveis. Contêineres foram encontrados nas praias de Vlieland, Terschelling e Ameland, parte da cadeia de Wadden Island.
A grande preocupação nas ilhas Frísias, um arquipélago na costa noroeste da Holanda, também conhecida como Ilhas Wadden.
Até agora, cerca de 33 contêineres foram localizados perto das margens dessas ilhas, enquanto outros 9 foram encontrados em águas alemãs.Voluntários têm ajudado a coletar itens nas praias.
Mas as autoridades alertaram voluntários e moradores locais a não tocar em sacos, mas chamar a polícia ou o corpo de bombeiros."Recomendamos vivamente que os residentes e as pessoas que vieram limpar as praias para ... procurem imediatamente assistência médica se entrarem em contacto com os sacos (contendo peróxido orgânico)" alertando que a substância química "pode causar queimaduras" .
Limpar
Na manhã de quinta-feira, voluntários se reuniram nas praias de Terschelling, Vlieland, Ameland, bem como em áreas ao longo da costa norte do continente, para limpar os itens que o mar devolvia a praia , o centro de resgate de focas em Pieterburen ajuda a coordenar os esforços de limpeza entre Holwerd e Lauwersoog.
Limpar os itens, especialmente das embalagens plásticas e isopor, o mais rápido possível é crucial para evitar que seja puxado para o mar pelas correntes. O isopor cobria o interior do dique do mar na cidade de Moddergat, na Frísia, que é maligno ao meio ambiente, porque se fragmenta rapidamente em pedaços minúsculos que ficam presos no solo e nos rios.
"Desastroso"
Representantes em nome das ilhas escreveram uma carta formal à empresa que opera o navio, MSC Mediterranean Shipping Company, afirmando que responsabilizariam a empresa financeiramente pelos danos causados ao meio ambiente.
Salvamento
Centenas de pessoas foram às praias das ilhas na quarta-feira com Land Rovers e trailers para tentar salvar todos os itens que não foram completamente destruídos pela exposição à água salgada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário