1 de mar. de 2020

Solidariedade com os estivadores de Lisboa

O empresário decidiu atirar fogo à muralha e às pingas, moer os direitos dos estivadores, rasgando na frente de todos o que assinou. Por mais que a Yilport acene ao Ministro com 122 milhões de investimento, cabe-lhe agir com respeito. 
Nenhum futuro se constrói sobre terra queimada e talvez seja bom explicar ao grupo turco que, se a sua estratégia é incendiar o setor portuário em Portugal e esmagar quem nele trabalha, para depois se instalar sobre as ruínas que criou, não é bem-vindo e que, cá, as coisas não funcionam assim.


E interessante o jeitinho do Governo Português para a resolução dos problemas laborais que afetam a muralha de Lisboa que se encontram em um movimento social de cruzada de braços há dias, devido ao não cumprimento dos acordos, pagamento de salários em prestação, ha 18 messes e na tentativa de precarizar a mão de obra portuária. 
A proposta de redução salarial de 15% e o fim da progressão automática de carreira e que os 34 estivadores com quem, desde 2016, foram assinados contratos sem termo, regressem à situação de bagrinho.
 E uma afronta a dignidade da família dos estivadores junto a comunidade portuária.
Como se a muralha de Lisboa fosse a milhares de quilômetros  do Palácio do povo.

A carta da Europa.
Consciente do seu patrimônio espiritual e moral, a União europeia  baseia-se nos valores indivisíveis e universais da dignidade do ser humano, da liberdade, da igualdade e da solidariedade; assenta nos princípios da democracia e do Estado de direito e na preservação das tradições, bem como da identidade nacional e do progresso social.
 O gozo destes direitos implica responsabilidades e deveres, tanto para com as outras pessoas individualmente consideradas, como para com a comunidade humana e as gerações futuras.
 
Silvio Menezes Porto de Rio Grande-Brasil 

A solidariedade, é o amor altruísta ao próximo, e lema de luta para a construção de uma sociedade justa e digna. Dai vem, Um por todos, todos por um. E um sentimento de unidade entre as pessoas, independentemente de origem, nacionalidade e religião.
Como a solidariedade e a centelha fundamental dos homens e mulheres na beira do cais.
 Cicero Mathiasso Porto do Rio de Janeiro-Brasil

Os estivadores do Porto de Setúbal em solidariedade com os de Lisboa  vão realizar greves parciais a partir de 16 de Março, duas horas no primeiro turno e uma hora no segundo turno e  na empresa Setulsete, vão fazer greve ao trabalho suplementar nos dias úteis.
O movimento social dos estivadores da Operestiva e Setulsete, em Setúbal, e uma clara mensagem de que não aceitam a estratégia das empresas de Lisboa, que também estão em Setúbal.

Do outro lado do Atlântico 
Lenin Braga Porto de Santos-Brasil 

ILA conclama membros a apoiar portuários portugueses e seu sindicato - SEAL (Sindicato dos Estivadores e da Atividade Logística de Portugal)
A The International Longshoremen’s Association, AFL-CIO, está em Solidariedade com nossas Irmãs e Irmãos Membros do SEAL, que estão em greve em Lisboa, Portugal, protestando contra cortes de pagamento, congelamento de pensões e aumento de impostos para os funcionários do serviço público.
"Estamos lado a lado com o SEAL",  presidente internacional Harold J. Daggett. 
Exigimos que nossas Irmãs e Irmãos estivadores de Portugal sejam tratados com respeito e dignidade e não tenham seus salários cortados e pensões congeladas, enquanto o governo está aumentando seus impostos.
A missão dos estivadores do SEAL é importante para todos os estivadores em cada porto neste mundo.

Se nos mantivermos juntos, é impossível falhar! Obrigado a toda a família #IDC que está a apoiar nossa greve para que os patrões respeitem o que assinam e paguem o que devem.

If we are together, is impossible to fail! Thanks to all the #IDC family that is suporting our strike so that bosses respect what they sign, pay what they owe.

Si estamos juntos, ¡es imposible fallar! Gracias a toda la familia #IDC que apoya nuestra huelga para que los patrones respeten lo que firman, paguen lo que deben.

Si nous sommes ensemble, c'est impossible d'échouer! Merci à toute la famille #IDC qui soutient notre grève pour que les patrons respectent ce qu'ils signent, paient ce qu'ils doivent.
https://expresso.pt/opiniao/2020-02-28-Porto-de-Lisboa-o-tempo-esta-a-contar?fbclid=IwAR2nnzvyuA2a9oJdD06CQcF06ZjIj8zpjZgmHCRfEKfIF-wADGaaXp4fMpU

Nenhum comentário:

Postar um comentário