6 de mai. de 2020

Uma mão a muralha de Lisboa

Esta expressão, uma mão lava a outra, vem de Axíoco, texto apócrifo atribuído a Platão no qual é dito que uma mão esfrega a outra, dá e recebe.

Na Mitologia e uma referência a uma espécie de troca de favores necessária à existência humana.Uma mão lava a outra e às duas lavam o rosto e um provérbio que cai como uma luva na real situação da muralha de Lisboa. 
De um lado os empresários portuários do porto de Lisboa dividindo o álcool em gel com os políticos Portugueses. E do outro lado, centenas de estivadores sem máscaras de proteção no porto de Lisboa.

Os estivadores de Lisboa associados do SEAL retomaram a greve anunciada, à condição, no passado 30 de março, em pleno estado de emergência. 


De acordo com o pré-aviso então divulgado, a greve aplicar-se-á em todas as operações realizadas, seja qual for o período de trabalho, normal ou suplementar, para a execução das quais as entidades empregadoras ou utilizadoras de mão-de-obra portuária contratem ou coloquem trabalhadores estranhos à profissão e que não integrassem o contingente de registro e cadastro à data de 4 de fevereiro de 2020, pois, os grupos Yilport e ETE reforçaram os quadros das suas próprias empresas de trabalho portuário, Porlis e ETE Prime, respectivamente, com pessoas sem experiencia profissional.

O movimento social dos estivadores de Lisboa, estendem-se há meses, inicialmente aos salários em atraso, desrespeito do Contrato Coletivo de Trabalho, a atuação de precarização dos grupos Yilport, ETE e TMB na A-ETPL e agora soma-se a declaração de insolvência da empresa de trabalho portuário e a demissão coletiva de todos os estivadores da A-ETPL .

Em resposta, ha esta postura cabe aos estivadores, não só os de Portugal como do globo, mostrarem a esta dobradinha o que vem a ser Solidariedade e o real significado de uma mão lava a outra e as duas lavam o rosto.
Lisboa a chamar a Solidariedade Internacional!


150 Trabalhadores da parede de Lisboa não trabalham no porto. Agradecemos todo o tipo de solidariedade, mas precisamos de ações na beira do cais. Rank and Ficheiro do IDC, precisamos colocar em prática o espírito de Liverpool no porto de Lisboa. João, António, Mário, Mariano, Paulo, Bruno, Tiago, Luis, Carlos, Filipe e 140 estivadores precisam sentir a força e o poder do IDC. Os operadores portuários estão a usar agora, neste momento, 70 sarnas. Os estivadores profissionais estão nos últimos 50 dias sem trabalhar no porto. Chamamos a IDC. Chamamos Rank e Arquivo. Conhecemos o vírus Corona COVID19, vamos lutar com ele entre nós. Em Lisboa somos 150 trabalhadores, mas somos mais de 120 mil estivadores do IDC em todo o mundo. Irmãos e Irmãs, chamamos a Família! #TodosPorTodos #SEAL #IDC #InsolvenciaFake #ToxicYilport #BatalhaDeLisboa #Solidariedade Internacional #DespedimentosFake #NemUmPassoAtras #Proud2BeDocker #WeWillNeverWalkAlone

Nenhum comentário:

Postar um comentário