8 de jun. de 2020

Ao fundo do rio o Escravocrata


Foi a pique no rio Avon a estátua do comerciante de escravos em Bristol.
Mas, porque a controversa estátua de um comerciante de escravos estava em área pública, nos últimos anos tem sido objeto de várias petições a mais recente  recebeu mais de 17.000 assinaturas.

Edward Colston, fez fortuna no tráfico de escravos nos anos 1600. Nascido na família de um próspero comerciante de Bristol, Colston foi educado em Londres e ingressou na Mercers 'Company em 1673, onde comercializava tecidos de lã e vinho. Tornou-se membro da Royal African Company, sediada em Londres que detinha o monopólio do comércio de escravos da Grã-Bretanha em 1680 e, entre 1689 e 1690, assumiu o cargo de vice-governador. Em 1689, a empresa já havia transportado cerca de 100.000 africanos escravizados para as Américas, marcadas com as iniciais RAC em seus peitos.

 O legado de Colston se mostrou extremamente divisivo, já que seu dinheiro foi derivado em grande parte do comércio de escravos, que usou grande parte dele para estabelecer fundações de caridade, algumas das quais sobrevivem até hoje. Colston doou dinheiro para causas em Bristol e nos arredores antes de sua morte em 1721incluindo as igrejas da cidade, fundou escolas, a Escola Hospital Queen Elizabeth e uma escola religiosa para meninos. 


No domingo,10000 cidadãos ingleses pegaram o assunto com suas próprias mãos, amarrando uma corda em volta da cabeça da estátua que antes havia sido coberta por uma mortalha negra para a marcha e puxando-a para o chão.

Foi então rolada do centro da cidade e despejada sem cerimônia no porto de Bristol no ponto em que os navios de Edward Colston partiam para a África, ao lado da ponte de Pero, que foi nomeada em homenagem a Pero Jones, que veio morar em Bristol como escrava.

Manter a estátua no meio de uma praça era uma atitude"totalmente vergonhosa.
"e vemos desigualdade em qualquer raça, sexualidade ou religião, temos que nos unir.
O homem era comerciante de escravos. Ele foi generoso com Bristol, mas foi atrás da escravidão e é absolutamente desprezível. É um insulto ao povo de Bristol. 

Está tudo muito bem a cada dois ou três anos, mas como você realmente vai mudar o que está acontecendo nesta terra.Temos que começar educando a nós mesmos e a nossos filhos, educação é poder. A violência nunca mudará nada. Precisamos ensinar nossos filhos pequenos para o futuro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário