19 de mai. de 2021

Tripulantes com covid19

 15 tripulantes com Covid-19 no navio Shandong, ancorado na costa do Maranhão.

Três deles estão internados no Hospital UDI, em São Luís. Eles estão em uma ala separada e isolados. Os outros 12 seguem isolados dentro da embarcação. As informações são da Secretaria de Estado da Saúde (SES), as amostras de cada paciente foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen) e para o Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, no Pará, onde será realizado o sequenciamento genômico para determinar qual é a variante do coronavírus presente em cada um deles.

Entenda o caso

Segundo a SES, o fato foi informado pela Agência Nacinal de Vigilância Sanitária (Anvisa). O paciente é um dos tripulantes do navio "MV SHANDONG DA ZHI", que saiu da Cidade do Cabo, na África do Sul, com destino a São Luís. Um homem de nacionalidade indiana, de 54 anos, começou a sentir os sintomas da doença em 4 de maio e teve febre.

Por conta do quadro, o indiano foi encaminhado em um helicóptero para um hospital , por determinação da equipe médica. A cepa indiana, onde o vírus original do SARS-CoV-2 se alterou dando origem a esta mutação capaz de ser (50%) mais contagiosa é atualmente o país mais afetado pela pandemia, com uma média de quatro mil mortes diárias. A velocidade com que esta variante se propaga e infeta está a preocupar o mundo e modificando o plano de imunização nos países que não vacinaram por grau de exposição ao risco de contágio.

Para o diretor de saúde pública, Prof Dominic Harrison, a "coisa sensata a fazer" é priorizar as vacinas para "aqueles que correm maior risco em todos os lugares do Reino Unido".


No Brasil

Secretários de saúde informaram à preocupação de a cepa furar os bloqueios brasileiros e o risco com o surgimento da P.1, em Manaus, que fez o sistema hospitalar colapsar, com a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ultrapassando 100% em várias capitais.

Segundo os secretários, a chance dessa situação se repetir com a possível chegada da variante indiana é muito grande.

Uma pergunta feita em uma audiência pública na camará federal a Anvisa, procurasse a resposta. Quantos navios ficaram em quarentena nos portos brasileiros devido a covid 19 e quantos tripulantes foram diagnosticados com covid 19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário