8 de jul. de 2021

Explosão no porto de Jebel Ali em Dubai

 

                                 

A explosão dentro de um contêiner estivado no Ocean Trader contêineiro com capacidade para 210 contêineres,mas transportava 130 ao atracar no Terminal 1.

 Foi poderosa o suficiente para ser vista por vários pontos da cidade traduzida em uma grande bola de fogo na noite de quarta-feira às 23h55, causando tremores no centro comercial dos Emirados Árabes Unidos.


 Jebel Ali é o nono maior porto do mundo e o e o maior centro de transbordo do Oriente Médio. O navio Ocean Trader 210 teu, de propriedade da empresa local Sash Shipping Corp.

O incêndio lançou gigantes chamas na beira do cais do porto de Jebel Ali, o que desencadeou uma onda de choque na cidade repleta de arranha-céus, fazendo com que paredes e janelas tremessem em bairros de até 25 quilômetros de distância.

                                               

Não houve relatos imediatos de vítimas no porto, a tripulação todos os 14 membros foram evacuados a tempo e que o incêndio parecia ter começado em um dos contêineres contendo “material inflamável” um dos três que o navio transportava. O porto de escala mais movimentado dos navios de guerra americanos fora dos Estados Unidos, o que gero no primeiro momento uma desconfiança.

Duas horas e meia após a explosão, as equipes de defesa civil de Dubai controlaram o fogo e iniciaram o "processo de resfriamento".

A extensão dos danos causados pela explosão na beira do cais e vista em containeres retorcidos.A força bruta e a visibilidade da explosão sugeriram a presença de uma substância altamente inflamavel.

A polícia em Dubai, um centro comercial regional e um dos 7 emirados que formam os Emirados Árabes Unidos, disse que a explosão pode ter sido causada por "atrito ou altas temperaturas" durante o clima quente de verão. As instalações logísticas e operacionais do porto de Jebel Ali "não sofreram danos e o acidente não afetou a movimentação dos navios devido à sua distância da principal linha de navegação e do canal de água do porto.

"Gostaríamos de agradecer à Defesa Civil e aos serviços de segurança por controlar rapidamente o incêndio que eclodiu no porto de Jebel Ali e também o empenho das autoridades portuárias em garantir a retomada das atividades marítimas no porto e o empenho da assessoria de imprensa em tranquilizar as pessoas. A eficiência do trabalho do governo no enfrentamento dos acidentes preserva a vida humana e a economia ganha e alcança um estilo de vida confortável em Dubai. "xeque Maktoum bin Mohammed

Com certeza com o tempo terá acesso às imagens da beira do cais onde estava atracado o navio demonstrando as etapas do início do incêndio e o momento exato da explosão.

A estatal DP World, proprietária do Porto de Jebel Ali, movimentou 13,5 milhões de contêineres em 2020.







Nenhum comentário:

Postar um comentário