4 de jul. de 2022

A passeata dos precarizados pela Gestão de Mão de Obra Portuária.

Os bagres da estiva de Santos e os cadastros do Ogmo foram as ruas do centro de Santos para cobrar dos “tubarões” do complexo portuário santista o devido respeito social para dar uma vida digna as suas famílias.

Concentraram na rua dos Estivadores no Bairro do Paquetá seguindo com dois destinos o primeiro na rua, Amador Bueno na sede da Sopesp e na segunda no paço Municipal. Foram pelas ruas do centro utilizando duas vias deixando a terceira via para os transeuntes e o transporte coletivo.

Há decisão dos gestores que administram a mão de obra portuário do porto de santos gera incerteza financeira nos cadastros do Ogmo Santos. Fazendo com que não se tenha a transferência de cadastro para registro, multifuncionalidade e nem concurso público. Ao contrário contratam pessoas de outras regiões e até de outros países, com a propaganda nas páginas dos jornais e nos programas de Tv de novo perfil ou na falta de mão de obra qualificada. Como a única coisa correta a ser feita.

 Como se a lei de modernização portuária não se existisse. Mas onde estão os funcionários públicos para cobrar dos “tubarões” a responsabilidade social.

Voltando a passeata os bagrinhos não precisam de ajuda, precisam de trabalho, que é negada devido há um procedimento operacional de gestão de mão de obra, posta em prática pelos tubarões e defendidos pelos gestores portuários. Política esta que gera na beira de cais santista bagrinhos, agora cadastros do OGMO, com mais de 15 anos como suplentes, trabalhadores eventuais dos estivadores. E obrigou a estes cidadãos a realizarem passeatas, protestos e acampamentos como as ocorridas por várias vezes na Avenida Conselheiro Nebias e na rua Amador Bueno.

O evento de hoje não e o primeiro, mas não será o último. Somente será o último se os funcionários públicos garantidores da lei de modernização portuária cortarem os tentáculos dos operadores portuários de Santos, mas como isto e uma epopeia. Na segunda que vem os bagrinhos irão bater as portas dos funcionários públicos.

Uma coisa não mudou entre as gerações, na luta dos bagrinhos.

BOA NOITE! A TODOS, A TODOS OS SRS ASSOCIADOS.

NÓS MATRICULADOS DO SINDICATO DA ESTIVA DE SANTOS ESTAMOS AQUI, PEDINDO AOS SRS. QUE COLABOREM, COM A NOSSA LUTA, NESTA QUESTÃO DE SERMOS MATRICULADOS DO SISTEMA OGMO.

POIS, SABEMOS QUE ESTAR FALTANDO TRABALHADORES PARA COMPLETAR DETERMINADAS FAINAS.

SRS. SOMOS O FUTURO DESTA HONRADA CATEGORIA.

Lembrando a tia Telma, o Prefeito de Santos, Rogerio Santos desceu a escada, assinou documento de apoio, discursou e tirou foto com os bagrinhos.

 Informou a beira do cais que dará atenção especial a manutenção dos empregos dos bagrinhos e da cultura do trabalho avulso do Porto de Santos. Essa luta é da Estiva, é de todos nós!

 NA PRÓXIMA MANIFESTAÇÃO QUE OCORRERA SEMANA QUE VEM, PEDIMOS HUMILDEMENTE QUE OS SRS, POSSAM NOS AJUDAR NESSA MISSÃO QUE É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA A CATEGORIA TODA. PARA O PRESENTE E FUTURO DA ESTIVA DE SANTOS, CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS OS SRS. ASSOCIADOS A VOSSAS PRESENÇA NOS ORGULHAR MUITO,

 PARA ESSA MISSÃO, POIS, TEMOS CONSCIÊNCIA DAS VOSSAS LUTAS PARA SEREM HOJE ASSOCIADOS. PORTANTO, FICA NOSSO PEDIDO DE VOSSAS PRESENÇAS.

DESDE JÁ FICA AQUI NOSSO RESPEITO E CONSIDERAÇÃO.

 MATRICULADOS DO SINDICATO DA ESTIVA DE SANTOS.

 #Precarizar. Fazer com que algo se torne precário, em péssimas condições, de maneira que não se pode usar. Tornar instável, sem garantias; deixar incerto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário